O que é o PIX? Entenda a sua funcionalidade, vantagens e como utilizar

 

Você também estava cansado de pagar uma taxa alta para transferir e receber dinheiro? O PIX está chegando para democratizar o envio do dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas.

O nosso jeito de lidar com o dinheiro vai mudar. Com o PIX, e você não vai mais precisar informar os dados bancários, acompanhado obrigatoriamente do CPF ou CNPJ  para fazer transferências entre contas bancárias, muito menos fazer pagamentos por meio de boletos, cartões ou dinheiro físico.

O PIX foi desenvolvido pelo Banco Central e está chegando para otimizar as transações financeiras entre diferentes instituições, com disponibilidade em 24h por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

Diferente de TED e DOC

Ao contrário das transferências tradicionais, no PIX as operações são concluídas na hora e duram até dez segundos para concluir.

O que é a chave PIX?

A Chave PIX é um cadastro feito junto ao Banco Central que permite fazer e receber transferências e pagamentos sem precisar disponibilizar todos os dados da sua conta.

Para vincular sua conta no Sicoob e começar a receber transferências utilizando apenas um dado, basta preencher o formulário no www.sicoob.com/pix para cadastrar sua Chave PIX. Após a liberação da chave pelo Banco Central, nós entraremos em contato por meio dos canais de atendimento do Sicoob.

As chaves criadas serão o número do celular, e-mail, CPF ou CNPJ e cada dado é direcionado para uma conta. No Sicoob, cada Pessoa Física tem direito a 5 chaves, já as Pessoas Jurídicas podem ter até 20 chaves.

Transações PIX via QR Code

Basta que estabelecimento utilize o PIX como meio de pagamento. Assim, você poderá fazer compras presenciais e on-line e pagar usando um QR Code que o estabelecimento vai disponibilizar para você.

Como utilizar o PIX

No Sicoob, o cooperado terá diversas opções para pagar com Pix:

1º: Apontar a câmera do celular para o QR Code gerado pelo recebedor (ou link), completar com o valor, se for solicitado, e efetivar a transação.

2º: Inserir manualmente os dados do recebedor no App Sicoob, semelhante com o que ocorre com a TED.

3º: Utilização da “Chave Pix” do recebedor, registrada numa base de endereçamento no Banco Central – neste caso, ela é utilizada quando o recebedor não quiser informar os dados da conta. A Chave Pix pode ser um celular, um e-mail, CPF/CNPJ ou um EVP (Endereço Virtual de Pagamento, gerado aleatoriamente), conforme a escolha do recebedor.

O cooperado do Sicoob, na condição de recebedor, já pode indicar a sua intenção de cadastrar uma Chave Pix por meio de um hotsite www.sicoob.com.br/pix,  App Sicoob e o internet banking.

 

Vantagens do PIX no Sicoob

Com o Pix, os recursos serão disponibilizados imediatamente na conta do recebedor e a automatização e conciliação dos pagamentos serão facilitadas;

Maior rapidez de checkout, já que não é necessário passar um cartão ou conferir troco, por exemplo, na hora da compra;

Ao utilizar o PIX no Sicoob, você tem todas as vantagens que uma instituição financeira oferece;

Suas movimentações vão contribuir para o fortalecimento da sua região. E você pode receber parte dos recursos de volta em forma de sobras.

Depois de fazer o cadastro no Sicoob, quais os próximos passos?

Após o cadastro no site www.sicoob.com.br/pix, você só precisa aguardar a confirmação de chave PIX, que acontecerá a partir de 05/10/2020. Em novembro o Banco Central fará o lançamento oficial e você poderá usar o PIX por toda parte.