No último dia 05 de outubro, o Sicoob Cred Executivo celebrou duas décadas de história e cerca de 800 pessoas entre cooperados, colaboradores, parceiros e convidados estiveram presentes. A cooperativa foi fundada em 08 de outubro de 1999 por servidores da Secretaria da Fazenda e em 2013, após a incorporação do Sicoob Coompeb, ampliou o segmento de cooperados, passando a incluir servidores e membros do Ministério Público.

Hoje, a Cred Executivo também atende Pessoas Jurídicas, bem como estudantes universitários, e ao longo desses 20 anos de atuação ampliou o portfólio de produtos e serviços e a área de atuação, prestando atendimento em prédios públicos na capital baiana, no interior do estado e em grande Shopping de Salvador,  buscando sempre se adequar aos diversos públicos atendidos.

A noite foi repleta de muita alegria e homenagens aos parceiros que caminharam juntos com o Sicoob Cred Executivo nessas duas décadas. “A fundação da cooperativa foi concebida e viabilizada pela ASFEB – Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia, a qual nos acompanha de braços dados até os dias atuais. Desde então, encontramos parceiros e colaboradores que acreditaram na instituição e que nos fizeram conquistar mais de 4.400 cooperados, seis pontos de atendimento, 115 milhões de ativos e mais de 19 milhões de Patrimônio Líquido, afirma Petronio Alberto da Fonseca, Presidente do Sicoob Cred Executivo.

A cerimônia foi conduzida pelo jornalista Jefferson Beltrão e alguns parceiros foram homenageados com troféus, os quais traduzem a importância de cada um no alcance do sucesso da cooperativa. “A Associação do Ministério Público (AMPEB) é parte mais do que presente nesses 20 anos de história do Sicoob Cred Executivo, é um parceiro nosso de todas as horas para muitas atividades e eventos e principalmente uma referência de instituição financeira para os nossos associados” afirma Adriano Assis, presidente da AMPEB-BA.

Os representantes da SEFAZ-BA e MP-BA marcaram presença e enfatizaram a parceria firmada ao longo das duas décadas, com a cooperativa Sicoob Cred Executivo.  “Agradecemos a parceria que foi construída nesses 20 anos de atuação e todo trabalho e empenho que é dedicado para atender os servidores públicos e ao povo baiano”, comenta Manoel Vitório, Secretário da SEFAZ-BA. Para a Dra. Ediene Lousado, Procuradora Geral de Justiça do Estado da Bahia, a parceria do Sicoob com o MP-BA vem crescendo ao longo dos anos e juntas, as duas instituições sempre se apoiam. “Eu sou cooperada do Sicoob há 20 anos e essa instituição vem contribuído de forma significativa para todos os membros do MP-BA nas suas melhorias diversas”.

“Ao longo dos 20 anos percebemos o quanto a cooperativa cresceu, passando a ocupar uma parcela da sociedade, em semelhança aos países desenvolvidos. Hoje na Alemanha, Canadá e Espanha é percebido o quanto o cooperativismo de crédito impacta positivamente a sociedade e assim também podemos dizer que a nossa marca Sicoob vem se solidificando e impactando o nosso país”, afirma Alexandre Pataro.

 “A partir do princípio de responsabilidade com a comunidade, o Sicoob Cred Executivo passou a promover ações sociais, por meio do projeto Coopersementes, que tem por objetivo complementar a educação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, por meio da Educação Financeira, do Empreendedorismo e Cooperativismo. Dessa forma, não poderíamos deixar de homenagear os idealizadores dessa conquista, os nossos parceiros Sicoob Credialto e Sicoob Saromcredi, os quais contribuíram para que a Cred Executivo pudesse aprimorar o desenvolvimento de ações sociais”, completa Anderson Sales – Diretor Administrativo do Sicoob Cred Executivo.

Os homenageados, o presidente Nelson de Melo e a consultora Darlênia Guimarães, representantes do Sicoob Credialto e Sicoob Saromcredi estiveram presentes e pontuaram a parceria feita com o Sicoob Cred Executivo para a construção do programa Coopersementes. “O nosso sentimento é de gratidão por ter feito o nosso trabalho social, desenvolvido na Serra da Canastra, chegar até Salvador e principalmente por termos conseguido impactar os estudantes do Colégio Municipal D. Arlete Magalhães, completa Darlênia Almeida.

O evento aconteceu no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira) e todos os cooperados puderam adquirir os seus ingressos gratuitamente, contudo, havendo interesse em levar um acompanhante, o mesmo comprou um ingresso com o valor simbólico de R$ 50,00, o qual foi revertido para a Associação Baiana de Equoterapia – ABAE.  A associação também está vinculada aos projetos sociais do Sicoob Cred Executivo e utiliza a técnica da equoterapia – método que prepara o cavalo como instrumento educacional e psicoterapêutico, para tratamento de crianças com paralisia cerebral, síndromes genéticas, esclerose múltipla, autismo, dentre outras doenças. O valor arrecadado com os ingressos de convidados foi de R$ 13.850,00.

“A ABAE iniciou com o meu filho Yuri Guimarães, com diagnóstico de paralisia cerebral de moderada severa, e sem a esperança de andar e falar. Hoje atendemos cerca de 300 pessoas na instituição, por mês, e estamos com uma lista de espera de mais de 3 mil crianças. Agradecemos a toda equipe do Sicoob por ter nos encontrado e ter adotado o nosso projeto. O valor arrecadado com a venda dos ingressos chegou em boa hora”, destaca Maria Cristina Guimarães, fundadora da ABAE.

Também marcaram presença e foram homenageados o presidente do Sicoob Central-BA, Ivo de Azevedo Brito, o vice presidente da ASFEB, Alfredo Marcelino e o presidente do sistema OCEB/Sescoop-BA, Cergio Tecchio.