Entre os dias 20 a 24/05 o Sicoob Cred Executivo promoveu ações de Educação Financeira na Escola Municipal D. Arlete Magalhães, no bairro de Castelo Branco, em Salvador. As ações aconteceram nos turnos diurnos e noturnos, a fim de alcançar estudantes de todas as idades e moradores da região.

As ações fizeram parte da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) e é uma iniciativa do comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que teve por objetivo disseminar informações sobre o tema a fim de contribuir com o fortalecimento da cidadania e autonomia.

No início da semana, colaboradores voluntários da Cred Executivo reuniram crianças do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 12 anos para compartilhar conteúdo de livros da coleção Financinhas, uma iniciativa do Sicoob para incentivar jovens e crianças a conhecerem o universo das finanças de forma simples e divertida.

Estudantes da EJA – Educação para Jovens e Adultos participaram de palestra “Do meu dinheiro cuido eu”, promovida pela Gerente de Relacionamento Elane Cruz, que tratou de hábitos que provocam o endividamento, compras compulsivas, poupança e controle orçamentário. “É impressionante que quando compartilhamos conhecimento, passamos a ter a certeza de que recebemos muito mais do que doamos. Semear o cooperativismo é plantar o bem no mundo”, declara Elane após realizar a palestra.

Na sexta, 24/05, das 9h às 16h, aconteceu a Clínica Financeira, que ofereceu orientação de orçamento familiar, gestão de salário, formas de investimento, consulta serasa e atendimento jurídico. Durante o dia, os colaboradores do Sicoob Cred Executivo fizeram atendimento na Escola Municipal D. Arlete Magalhães e puderam contribuir com informações e resolução de problemas financeiros de inúmeras pessoas que visitaram o local.

Lívia, moradora da região de Castelo Branco não conseguia controlar seu salário, pois era compulsiva por compras. Andressa, também moradora da região e mãe de um aluno da escola, estava desempregada juntamente com seu marido, e viviam com a renda de um dos filhos que era deficiente. As duas foram orientadas, por um dos consultores, a poupar e ter renda extra por meio da venda autônoma. Casos como o de Lívia e Andressa são comuns entre os brasileiros endividados e representam parte das pessoas que visitaram a Clínica Financeira do Sicoob Cred Executivo.

“Durante cinco dias, conseguimos atingir direta ou indiretamente mais de 300 pessoas e foi muito gratificante contribuir para o conhecimento financeiro de todos os participantes. Tenho a satisfação de poder dizer que fiz parte desse semear de conhecimentos e poder impactar de alguma forma a vida dessas pessoas, completa Taís Santana, Pessoa de Apoio Estratégico – PAE do Sicoob Cred Executivo.