Incentivar a Educação Financeira para cuidar das finanças é um dos objetivos das cooperativas do sistema Sicoob. Em virtude desse propósito, o Sicoob Cred Executivo teve a iniciativa de oferecer consultoria gratuita para organização do orçamento financeiro e reestruturação de pequenos negócios, no último dia 23 de setembro de 2020. A Ação marcou o Dia de Cooperar (Dia C) que é comemorado com a realização de ações sociais em todo o Brasil, por cooperativas de diversos segmentos.

O Dia C do Sicoob Cred Executivo aconteceu na Estação da Lapa, em Salvador e impactou indiretamente cerca de 100 mil pessoas, dessas 150 solicitaram atendimento para consultoria financeira que contou com o apoio de colaboradores voluntários da instituição. 

Segundo Taís Ferreira - Pessoa de Apoio Estratégico do Sicoob Cred Executivo, a escolha da Estação da Lapa para realizar uma ação social educativa é em função do fluxo intenso de pessoas que transitam para realização de exames e compras com preços mais acessíveis, o que torna-se um centro de consumo e endividamento. “Conseguimos disseminar a educação financeira àqueles que tanto precisam, de forma gratuita e solidária, ratificando dois dos nossos princípios cooperativistas que são o interesse pela comunidade e a Educação, Formação e Informação”, completa.

Em virtude da pandemia do coronavírus, inúmeros trabalhadores formais e informais de Salvador perderam a principal base de sustento das suas famílias, o que favoreceu para o aumento do endividamento pessoal e redução do faturamento dos pequenos negócios. “Nessa pandemia eu tive um aumento maior das despesas porque precisei ajudar alguns familiares que ficaram desempregados, por isso achei muito importante o espaço que o Sicoob disponibilizou para oferecer orientação financeira”, afirmou a aposentada Iraci.

Além das Clínicas Financeiras, o Sicoob Cred Executivo forneceu Consulta Serasa e promoveu um Quiz Interativo que contribuiu para a disseminação de informações à cerca do cooperativismo e produtos financeiros. Além disso, foi distribuído álcool em gel e máscaras de proteção fácil para as pessoas que participaram da ação. “Enxergamos uma oportunidade de viabilizar a ação do Dia Cooperar, proporcionando o acesso às dicas e estratégias que contribuem para a melhor gestão do dinheiro, possibilitando que diversas pessoas possam atravessar esse momento tão delicado que estamos vivendo, de forma mais segura e com menos impactos negativos”, afirmou Anderson Sales, Diretor Administrativo do Sicoob Cred Executivo.

Para Ricardo, o vendedor em uma rede de mercados de Salvador, a consultoria com o Sicoob foi muito gratificante e enriquecedora. “Consegui enxergar algumas possibilidades para abrir o meu próprio negócio”, completou. A Ação de Educação Financeira contou com o apoio do Sicoob Central BA e da Nova Lapa, além dos colaboradores do Sicoob Cred Executivo vinculados ao Programa interno Voluntário Transformador. “O nosso sentimento é de gratidão a toda equipe que direta e indiretamente participaram do nosso dia tão especial. Conseguimos impactar tantas pessoas, disseminando a educação financeira de forma construtiva, por meio das clínicas financeiras e auxiliando-as a compreender melhor sobre estratégias e formas de gerir o seu dinheiro, a fim de tomarem decisões mais assertivas e principalmente fortalecendo ainda mais o nosso propósito e a nossa essência cooperativista”, completa Michele Ocké, responsável da área de Responsabilidade Social do Sicoob Cred Executivo.